Bem-vindo!! Desde 05/04/2011 você é o visitante nº:

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Menino de 14 anos agride menino de 6 anos

 ^^ A notícia pode ser considerada 'velha'.. mas pelos meus passeios na internet encontrei esse post no Blog de uma psicóloga e achei interessante publicar. Além do ponto de vista dela, tem, também, a carta enviada à imprensa.

Vejam abaixo a publicação:

O fato aconteceu no respeitado Colégio de São Bento do Rio de Janeiro.  Confome a imprensa vem noticiando, um grupo de crianças pequenas chegou perto de alguns adolescentes que esperavam a abertura da porta do ginásio onde iriam fazer aula de educação física.  Um dos jovens empurrou uma criança que caiu e se machucou.
O colégio apurou os fatos, considerou um acidente grave e suspendeu o agressor.  Apoiou a família e a criança machucada.
A família da vítima não se conforma com a atitude da escola por considerar branda a punição ao aluno.
A reitoria da escola mandou a carta abaixo para a imprensa.
Estou a favor da escola. Trabalhei muitos e muitos anos em escola e sei que acidentes e indisciplinas ocorrem, mesmo com supervisão. O que não é possível é ignorar o fato e não agir. Embora o caso não seja de bullying, achei que o colégio se manifestou e agiu exemplarmente de forma educativa.  Não é possível que um acidente possa levar todos a tacharem o aluno como marginal, monstro, delinquente.  A missão da escola é educar.  Escolas que têm uma proposta pedagógica, que tem valores sólidos, sabem também como agir diante de um episódio destes.  Alunos que cometem atos graves ou nem tão graves como este têm que ser punidos, orientados e acompanhados.
Parabéns ao São Bento!

             Colégio de São Bento do Rio de Janeiro

Comunicado à imprensa:
A Reitoria do Colégio de São Bento reafirma a sua posição em relação ao lamentável incidente ocorrido na última quinta-feira, 26 de maio, de conduzir o caso focada nos seus princípios educacionais de formação de cidadãos na plenitude do seu potencial, cientes de seus direitos e deveres em relação a si próprios, em relação ao seu próximo, prontos para as  responsabilidades da vida em sociedade, em cumprimento da missão de um Colégio cristão que vai muito além da excelência acadêmica dos seus alunos, há muito reconhecida na sociedade brasileira.
A seriedade com que a instituição tem tratado do assunto, cuidando especialmente de não expor nenhum dos menores que estão exclusivamente sob a sua responsabilidade e das devidas famílias, corresponde ao seu compromisso com todos os seus alunos, em toda e qualquer circunstância. Crianças, adolescentes e jovens devem receber de nós adultos o exemplo de uma ação explicitada com amor, mas firmeza, com coerência e justiça, para que se consolide a educação ampla que desejamos.
Portanto, qual seria a motivação de um Colégio, que está comprometido com a educação há 153 anos, em acobertar um ato violento e intencional de um aluno sabendo que ele teria causado um sério dano a outro? Com que autoridade prosseguiríamos a vida escolar diante de tamanha injustiça?
A ocorrência disciplinar que tem gerado tanto clamor na mídia, nos últimos dias, foi avaliada pelos nossos profissionais que, desde então, têm buscado, incansavelmente, esclarecer os fatos, como uma brincadeira inconsequente, sem intenção de agredir ou machucar, mas que, no entanto, acabou mal, logo, considerada uma falta grave. Felizmente, não houve sequela física grave, na criança que se machucou. A punição de suspensão que cabia para o caso foi aplicada. As famílias dos envolvidos, chamadas a participar de todo o procedimento educativo.
Expulsar um aluno, em princípio, não faz parte do nosso projeto educativo; educá-lo, sim, faz parte do nosso projeto. Nós educadores não podemos desistir de um adolescente de 14 anos ou qualquer outra idade, se não forem esgotados todos os recursos que uma escola dispõe para corrigir algum comportamento ou se redimir alguma falha, sempre trabalhando em consonância com as famílias.
Não queremos vencedores, nem perdedores.  Queremos que esses momentos difíceis sejam transformados em momentos de aprendizagem.
As notícias, da forma como têm sido veiculadas, com as mais variadas versões, têm causado muita tristeza nesta comunidade beneditina que se orgulha da nossa instituição da qual faz parte como aluno ou ex-aluno. As mensagens de apoio, de solidariedade e confiança que temos recebido, infinitamente maiores do que as opiniões de crítica negativa, julgamento e censura, têm reforçado a importância desse espaço educacional.
Assim, nesses dias, em que tantas pessoas opinaram com diferentes pontos de vista, passamos uma dura lição aos nossos alunos: jamais julguem ou se posicionem, sem conhecerem a verdade dos fatos, pois todos devemos ter responsabilidade com o que fazemos e com o que dizemos.
Cabe agora aos órgãos competentes, responsáveis pela proteção à criança e ao adolescente, chegarem às suas conclusões e recomendações cabíveis.
Quanto ao Colégio de São Bento, continuará empenhado com a verdade e dedicação em formar homens de bem.
Atenciosamente,
A Reitoria


Fonte: 
http://bullyingnaoebrincadeira.com.br/2011/06/menino-de-14-anos-agride-menino-de-6-anos/

4 comentários:

  1. Fiquei feliz de ver minha opinião no seu site que, aliás, acho muito bom. Só unidos conseguiremos combater o bullying.
    Gostaria muito de fazer uma entrevista com você sobre sua experiência como mãe de vítima.
    Um abraço
    Valeria Rezende da Silva

    ResponderExcluir
  2. Olá Valéria,
    Boa tarde!!

    Precisamos, mesmo, de muita união para o combate à esse mal.. Fico feliz que você tenha gostado!!
    Com relação à entrevista, veja como você gostaria de combinar.. estou à disposição.

    Um abraço,
    Ellen Bianconi

    ResponderExcluir
  3. Ellen, qual o seu e-mail para eu poder escrever para você?
    Um abraço

    ResponderExcluir
  4. Oi Alice,

    Você pode enviar para o email que eu uso aqui, anota: diganaoaobullying2011@hotmail.com
    Fico no aguardo, tá?!!

    Um abraço,
    Ellen Bianconi

    ResponderExcluir