Bem-vindo!! Desde 05/04/2011 você é o visitante nº:

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

“BULLYING – A LEGISLAÇÃO BRASILEIRA NÃO COMBATE”


O Congresso Nacional tem vários projetos de lei que tratam do combate ao bullying nas escolas. Existem propostas de adoção de uma política nacional de combate ao fenômeno da violência, e o enquadramento do bullying como crime, punido com prisão. 






O Deputado Federal Fábio Faria (PSD/RN), no ano corrente, apresentou o Projeto de Lei 1011/11, que tipifica o crime de intimidação escolar ou bullying. A proposta, que na verdade é uma remodelação de uma anteriormente já arquivada na Câmara, prevê pena de detenção de um a seis meses, além de multa, para esses casos. O professor do curso de direito, que também é mestre em Direito Constitucional, Paulo Renato Guedes Bezerra, falou sobre a falta de uma legislação específica para os problemas relacionados à segurança digital e deu alguns caminhos para as famílias que se sentirem prejudicadas por possíveis casos de cyber bullying ou problemas semelhantes.





É importante denunciar e registrar




Como avaliar os riscos de uma criança ou adolescente vir a sofrer bullying na internet e como a legislação brasileira trata o assunto no que se refere a punições e formas preventivas?

Recentemente, em setembro último, a Prefeita de Natal sancionou a Lei nº 6.283, que visa a combater a prática de bullying nas escolas municipais, definindo-o como "ações de violência física e/ou psicológicas, com o intuito de intimidação e/ou agressão, sem motivação evidente praticada por um indivíduo ou grupo, dirigidas a uma ou mais pessoas". O programa, segundo a lei, tem por objetivo "prevenir e combater o bullying nas escolas, capacitar a equipe pedagógica para implementação de ações de discussão, prevenção e orientação, incluindo aspectos éticos e legais, para lidar com o problema em questão, além de incluir no Regimento Escolar regras contra o bullying, observar, identificar e analisar praticantes e vítimas de bullying na escola. Com relação à prevenção, o programa deverá desenvolver campanhas educativas, informativas e de conscientização, integrar a comunidade, organizações sociais e meios de comunicação nas ações de enfrentamento ao bullying, promover debates e palestras acerca do assunto, orientando pais e familiares, bem como proporcionar apoio às vítimas e agressores.



Mas, especificamente sobre o cyberbullying, existe alguma forma de combate?


A legislação brasileira não o combate de maneira específica, mas há diversos dispositivos legais em vigor que podem auxiliar na frente contra essa prática, de maneira genérica. Sob a ótica do Código Civil vigente, deve-se encarar a responsabilidade sem culpa, por parte daqueles que mantém o dever de prestar contas do menor à sociedade. Mas para que os pais tenham a obrigação de indenizar, deve ser observada, expressamente, a dicção do artigo, 932, I, do Código Civil, ampliando-se a hipótese também tal posicionamento também para os tutores e curadores. "Art. 932 diz que são também responsáveis pela reparação civil: I - os pais, pelos filhos menores que estiverem sob sua autoridade eem sua companhia; II - o tutor e o curador, pelos pupilos e curatelados, que se acharem nas mesmas condições".


A discriminação atinge a todas as classes sociais




E com relação a possíveis punições ou reparação de danos morais causados a adolescentes?

Segundo o referido entendimento, a indenização por parte dos responsáveis deve obedecer à prevalência dos menores sob a autoridade e na companhia destes. Tratando com maior proximidade da questão indenizatória, o legislador brasileiro acrescentou a dicção do artigo 942 ao mesmo diploma legal, nos seguintes termos: "Os bens do responsável pela ofensa ou violação do direito de outrem ficam sujeitos à reparação do dano causado; e, se a ofensa tiver mais de um autor, todos responderão solidariamente pela reparação. Parágrafo único. São solidariamente responsáveis com os autores os co-autores e as pessoas designadas no art. 932. Falamos, portanto, em solidariedade para fins indenizatórios, em 02 (duas) hipóteses distintas: (a) entre os menores que promovem o assédio moral em face da vítima ("autores" e "co-autores")e (b) entre seus responsáveis. Isso, em outras palavras, quer dizer que caberá o pagamento de indenização por quem pratica ou pelo responsável de quem pratica o bullying.



Fonte: http://redacaocajarana.blogspot.com/2012/01/bullying-legislacao-brasileira-nao.html



4 comentários:

  1. Tem que ser punido sim, mas discordo da criação de (mais uma) lei específica para o assunto. A maior parte dos casos chamados de bullying envolve agressão física. Agressão é um crime já punido pelo código penal e são essas leis que devem ser usadas. Acho que deveriam abandonar esse eufemismo de chamar de bullying o que é um crime e que, portanto, deve ser tratado como crime. Universitários se reunirem para espancar uma colega de classe não é bullying. É agressão, é crime. Crianças da escola se reunindo para agredir outra aluna não é bullying. É agressão, é crime. Qual a punição, se crianças estão envolvidas? Serviços comunitários talvez coloquem na cabeça desses projetos de sociopata o caráter e a educação que os pais não souberam dar.

    ResponderExcluir
  2. Olá..

    Eu concordo com você, em parte.. "A maior parte dos casos chamados de bullying envolve agressão física(..)"
    Mas bullying não significa UMA agressão física!
    O BULLYING É O CONJUNTO DE ATITUDES AGRESSIVAS, INTENCIONAIS E REPETIDAS QUE OCORREM SEM MOTIVAÇÃO EVIDENTE, ADOTADO POR UM OU MAIS ALUNOS CONTRA UM OUTRO, CAUSANDO DOR E ANGÚSTIA E EXECUTADO DENTRO DE UMA RELAÇÃO DESIGUAL DE PODER!! E esses atos ferem princípios constitucionais: o respeito à dignidade da pessoa humana!!
    Bem.. Eu apóio a criação de uma Lei específica, sim!! Mas, opinião cada um tem a sua e eu respeito o seu ponto de vista!!

    Um abraço,

    Ellen Bianconi

    ResponderExcluir
  3. Enquanto não acontecer algo gravíssimo que choque o país todo o nosso governo não criará punições efetivas contra o bullying e o cyberbullying. Como acontece geralmente com os adolescentes, eles não ''tem noção'' do que o bullying e o cyberbullying causam! Só quem já passou por isso sabe o quanto isso é prejudicial a adolescencia.

    ResponderExcluir
  4. Olá MGR..

    Sim.. Infelizmente vc está certo!! Lembra da tragédia de Realengo que envolveu o atirador Wellington de Oliveira? Algumas medidas foram tomadas, não resta dúvida, mas não seguem o curso que deveriam. Não dão a devida importância!!
    E é como vc disse, mesmo.. Só quem já passou por isso sabe avaliar o tamanho do prejuízo!! é não esmorecer e cada um ajudar da maneira que pode pra continuar chamando atenção pra este problema.

    Um abraço

    ResponderExcluir