Bem-vindo!! Desde 05/04/2011 você é o visitante nº:

quarta-feira, 8 de junho de 2011

“Valentão” que faz bullying tem duas vezes mais chance de ter insônia

Pesquisa aponta que roncos e sonolência constante também afetam mais os brigões

Estudantes "valentões", que fazem bullying com os colegas, têm duas vezes mais chance de apresentar insônia e problemas de sono, comparados com jovens que se comportam bem.
A informação é de uma pesquisa da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, que reuniu informações sobre os hábitos do sono de 341 crianças do ensino fundamental.

Os pais e os professores deram dados sobre cada garoto e garota, além de informações sobre casos de insônia.
Cerca de 113 jovens (33%) sofriam com problemas de comportamento ou eram brigões. Essas crianças foram mais afetadas por roncos, dificuldade para respirar dormindo e sonolência durante o dia, afirma o estudo, publicado inicialmente no periódico Sleep Medicine.

Também há uma associação entre ser valentão e sofrer de apneia do sono, desordem que reduz e pode até parar a respiração da pessoa enquanto ela dorme.

A pesquisa sugere que o esforço dos EUA para acabar com o bullying têm se concentrado em punir os brigões e proteger as vítimas.
Mas o foco pode ser alterado, ao menos em parte, ao dar atenção para questões de saúde associadas a comportamentos agressivos, sugere a universidade.

Associação

A pesquisa mostra uma ligação entre os maus hábitos e o problema de sono, afirma a autora, Louise O'Brien. Ela ressalta, no entanto, que as informações não provam que a insônia é a causa do bullying.

- Nestes tempos em que nós estamos vivendo em uma sociedade conectada 24 horas por dia, o sono é a primeira coisa a ser perdida, principalmente na idade [de ser criança].


A hipótese é que o sono atrasado afeta certas áreas do cérebro. Quando há um problema, o equilíbrio emocional e a habilidade de tomar as decisões certas se perdem. 

- Não podemos dizer que há uma relação de causa e efeito, mas certamente isso faz sentido com muitos estudos e informações que já tínhamos.


Fonte: http://noticias.r7.com/vestibular-e-concursos/noticias/-valentao-que-faz-bullying-tem-duas-vezes-mais-chance-de-ter-insonia-20110608.html?question=0 

Nenhum comentário:

Postar um comentário