Bem-vindo!! Desde 05/04/2011 você é o visitante nº:

sábado, 4 de junho de 2011

Mãe de aluno do Colégio São Bento acusa direção de omissão sobre caso de bullying

Instituição, onde ocorreu suposta agressão de adolescente contra menino de 6 anos, enfrenta ação na Justiça por danos morais

No momento em que as acusações de agressão entre alunos do Colégio São Bento, no Rio, chegam à esfera policial, a instituição começa a enfrentar também queixas de omissão em casos de bullying. De acordo com o jornal O Globo, a mãe de um aluno entrou na Justiça acusando a direção da escola e professores de terem feito vista grossa para o assédio e até a violência física cometida contra seu filho.

A capitão de fragata da Marinha de Guerra do Brasil Márcia Moraes entrou com uma ação na Justiça contra o colégio por danos morais. A decisão foi favorável ao São Bento e no momento ela recorre da sentença. Márcia afirma que o filho era chamado de gordo, pig, porco e teria chegado a ser agredido por uma professora.

O Colégio São Bento, um dos mais tradicionais do Rio, tem apenas alunos, e está no centro de uma discussão sobre o papel das instituições e dos professores nos casos de agressão e assédio contra os alunos. Inicialmente, a acusação da família de um aluno de 6 anos foi tratada como questão interna, disciplinar, e mantida dentro dos muros da escola. Esta semana, no entanto, a delegada da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente do Rio, Valéria Aragão, afirmou que o bullying e a agressão são crimes, não meras infrações disciplinares.

Em nota, o São Bento classificou a agressão como uma brincadeira. “A ocorrência disciplinar que tem gerado tanto clamor na mídia, nos últimos dias, foi avaliada pelos nossos profissionais que, desde então, têm buscado, incansavelmente, esclarecer os fatos, como uma brincadeira inconsequente, sem intenção de agredir ou machucar, mas que, no entanto, acabou mal, logo, considerada uma falta grave”, diz o documento. A instituição suspendeu o aluno, mas não pretende expulsa-lo. “Nós educadores não podemos desistir de um adolescente de 14 anos ou qualquer outra idade, se não forem esgotados todos os recursos que uma escola dispõe para corrigir algum comportamento ou se redimir alguma falha, sempre trabalhando em consonância com as famílias.”

Os pais do menino agredido prestaram depoimento à DPCA na quinta-feira. Para esta sexta-feira, é esperado o adolescente de 14 anos acusado de agressão, que deve comparecer acompanhado dos pais.

4 comentários:

  1. PARA MIM ESSA MAE QUER PUBLICIDADE>MEUS FILHOS ESTUDARAM LÁ E O COLEGIO OS FORMOU MUITO BEM.SAO HOMENS DE BEM.ACHO QUE ESSE ASSUNTO ERA PARA SER TRATADO DENTRO DA ESCOLA E NAO COMO ESTA SENDO TRATADO.LAMENTO MAIS ISSO NAO É BULLYING.

    ResponderExcluir
  2. Olá Cátia,

    Boa tarde!!

    Olha, eu também não sei de muita coisa a esse respeito, apenas o que tenho lido na mídia, mas com certeza, no meu ponto de vista, o fato dos seus filhos terem estudado lá não dá garantia nenhuma quanto ao Bullying que pode ser praticado a qualquer hora / tempo / lugar e por qualquer pessoa!!

    Abraços,
    Ellen Bianconi

    ResponderExcluir
  3. Não se pode defender um adolescente que comete um ato inconseqüente como esse porque este fato ocorreu dentro dos limites de um colégio altamente conceituado. Este fato deve ser reprimido sim, pois as conseqüências nós sabemos muito bem até onde podem chegar quando estes mesmos adolescentes não são corretamente direcionados e corrigidos por seus pais: índios que são queimados vivos e cujos suspeitos saem impunes por justamente serem filhos de pessoas que possuem poder suficientes para acharem que também é normal haver pessoas dormindo nas ruas.
    Chega de violência nas escolas! Chega de Bullying!

    ResponderExcluir
  4. Olá Wagner,

    Boa tarde!!

    Sim, você está certo!!
    Me preocupa a visão que certas pessoas tem a respeito de tais agressões, pois me parece que retardam as consequencias, né? Ao encararem isso com naturalidade acredito, sim, que 'amanhã', pode ser que uma dessas crianças, sem limites, crescida e criada num ambiente de permissividade, seja o autor de algumas de tantas insanidades mostradas nos telejornais.

    Chega de violência nas escolas.. Chega do faz de conta que tais agressões são brincadeirinhas.. Chega de fechar os olhos para um problema sério com consequências muito mais sérias, ainda!!

    Chega de Bullying!!!!!

    Obrigada pela visita, volte sempre!!

    Abraços,
    Ellen Bianconi

    ResponderExcluir