Bem-vindo!! Desde 05/04/2011 você é o visitante nº:

terça-feira, 2 de abril de 2013

João Pedro Roriz: Combate ao bullying


Rio - No dia 7 de abril de 2011, o Brasil assistiu às lamentáveis cenas de sofrimento transmitidas da Escola Municipal Tasso da Silveira, onde doze adolescentes foram brutalmente assassinados por Wellington Menezes, um homem com doenças psiquiátricas. Revelou-se que o assassino sofrera bullying na mesma escola em 2001 e teria começado a planejar a realização de um ataque após assistir aos Atentados de Onze de Setembro.

Baseada nessa informação, a Câmara Legislativa do Estado do Rio de Janeiro aprovou a Lei que orienta as escolas cariocas a realizar todos os anos, na primeira semana de abril, a ‘Semana de Combate ao Bullying’. O projeto chega atrasado e não possui, por parte da Secretaria de Educação do Estado, uma agenda clara de atividades e, o mais importante, verbas para a contratação de agentes e profissionais para a realização de eventos educativos e culturais que envolvam alunos e professores. O poder público admite com esse evento o vácuo de poder nas escolas, o que oportuniza a prática da violência. Parece louvável, mas ainda é muito pouco. Os estados do Rio Grande do Sul e de São Paulo estão muito mais evoluídos, pois investem dinheiro em atividades de prevenção contra o bullying como treinamentos e adoções de livros.

Enquanto isso, o Rio ainda busca remedinhos caseiros para “tratar” um fenômeno socioeducativo que se assemelha a um câncer. É possível escutar verdades ditas pelo poeta Tasso da Silveira – homônimo da escola marcada pela tragédia: “Um país de perfumes e de encanto, em que de um vago luar o tênue manto, amacia tudo”.

Espera-se que a ‘Semana de Combate ao Bullying’ evite novas tragédias como o massacre de Realengo – que revelou a falta de segurança nas escolas e equívocos do sistema educacional – ou tudo não passará de um 1º de abril.
Escritor e jornalista. Autor de ‘Bullying – não quero ir pra escola’

Fonte: http://odia.ig.com.br/portal/opiniao/jo%C3%A3o-pedro-roriz-combate-ao-bullying-1.566919

Um comentário:

  1. O.o Quase dois anos depois de uma tragédia que chocou o mundo e a pergunta que não quer calar: "O que, verdadeiramente, mudou?" ainda não tem uma resposta que acalme os nossos corações, que nos dê paz de espírito ao mandarmos nossas crianças à escola! Estamos na 'Semana de Combate ao Bullying' e, confesso, que nem tenho um leque de opções, em matéria de reportagens, para a escolha de novas postagens. Não há um empenho na prevenção! E existe, ainda, muita banalização em torno desse tema e a generalização acaba por tirar-lhe a atenção devida! É preciso muito cuidado com a maneira como se encara o bullying.. 'Ele' é um inimigo cruel, muito cruel, porém silencioso!
    É preciso, mesmo, muita atenção!Que o sistema educacional, ao menos, mantenha essa nova visão em estado de alerta!
    Bom, vamos aguardar.. Hoje, ainda, é 3ª feira!

    Um abraço,
    Ellen Bianconi

    ResponderExcluir