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segunda-feira, 5 de março de 2012

Bullying - entenda como ele surge

As práticas educativas parentais desde o nascimento dos filhos são responsáveis, em 90% dos casos, por comportamentos como “bullying” e indisciplina escolar, defende em livro o investigador e psicólogo Luís Maia. 

No seu livro “E tudo começa no Berço”, Luís Maia argumenta que é desde o nascimento da criança que se desenvolvem grande parte das suas características, positivas ou negativas. 

“Perdoem-me pais, mas a culpa de muitos de nós não termos controle sobre o comportamento dos nossos filhos, estou convencido, não é dos filhos, nem da sociedade: é nossa”, escreveu o autor, alertando para a necessidade dos pais estarem mais presentes na vida dos filhos. Partindo de exemplos práticos, demonstra como a desresponsabilização dos membros familiares e educadores próximos das crianças e adolescentes apenas contribuem para a acomodação a uma sociedade desumanizada.


Mas, haverá ou não uma relação entre o comportamento das crianças e a forma como são educadas desde bebés? Na opinião deste investigador, baseada em mais de 20 anos de investigação e prática clínica, essa relação é bem evidente e manifesta-se em 90% dos casos. “Na minha opinião, cerca de 90% da responsabilidade do comportamento inadequado das crianças e adolescentes está sedeado nas práticas educativas nos primeiros dias e anos da criança”, disse Luís Maia em declarações recentes numa entrevista. Adiantando que na maioria dos caos são os pais que precisam de ajuda para se reorientarem na educação dos seus filhos. 

A má prática educativa, elucida, ocorre em todas as classes socioeconómicas e mesmo em ambientes familiares considerados normais. Isso surge por exemplo quando os pais se desautorizam em frente à criança, quando quebram rotinas ou quando delegam competências. A sociedade, defende Luís Maia, desaprendeu a arte de educar os filhos e a comportarem-se em sociedade, delegando para as estruturas essa responsabilidade (ATL, creches, escola, etc). Uma aposta que este investigador considera errada. Pois, a educação desde o nascimento determina efetivamente o percurso de uma criança, porque como afirma “tudo começa no berço” à exceção de uma pequena minoria em que há de facto problemas no desenvolvimento ou distúrbios psicopatológicos.

Com o livro “E tudo começa no Berço”, este psicólogo tratou de fornecer um guia com informações dedicadas à boa aplicação da pratica educativa, para pais, educadores de infância, professores dos mais variados níveis de ensino, entre muitos outros. Tudo com base nas suas vivências e casos reais, fruto da experiência do autor no acompanhamento de jovens e famílias.



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