Bem-vindo!! Desde 05/04/2011 você é o visitante nº:

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Curso: Violência escolar


VIOLÊNCIA ESCOLAR
COMO IDENTIFICAR
E PREVENIR






OBJETIVO

A VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS ALCANÇA ÍNDICES ALARMANTES E EPIDÊMICOS. PROFESSORES, ALUNOS E GESTORES TORNAM-SE ORA VILÕES, ORA VÍTIMAS E REFÉNS SEM SAÍDA DENTRO DESTE CONTEXTO. ESSE ENCONTRO PROPÕE UMA REFLEXÃO SOBRE NOSSA RESPONSABILIDADE E AS SOLUÇÕES PARA O ENFRENTAMENTO DESTE PROBLEMA A METODOLOGIA UTILIZADA INCLUIRÁ DISCUSSÕES TEÓRICAS E ATIVIDADES VIVENCIAIS COM A FINALIDADE DE ENVOLVER OS PARTICIPANTES NOS TEMAS E PROMOVER UMA EXPERIÊNCIA TRANSFORMADORA QUE POSSA AJUDÁ-LOS TANTO NO ÂMBITO PESSOAL QUANTO PROFISSIONAL.

A QUEM SE DESTINA

PROFESSORES, COORDENADORES, PEDAGOGOS, DIRETORES EDUCACIONAIS, ASSISTENTES SOCIAIS, PSICÓLOGOS, PSICOPEDAGOGOS, GESTORES, PESSOAS QUE ATUAM NAS ÁREAS DA SAÚDE, EDUCAÇÃO, JURÍDICA, GESTÃO OU A QUEM POSSA INTERESSAR.

PROGRAMAÇÃO

1.     VIOLÊNCIA ESCOLAR: 
•        OS ESTABELECIMENTOS ESCOLARES JÁ NÃO SÃO CONSIDERADOS LUGARES DE PROTEÇÃO E GERAM ALTO GRAU DE ESTRESSE. SOCIEDADE E ESCOLA POSSUEM UMA ESTREITA RELAÇÃO QUE ESPELHA ASPECTOS TANTO POSITIVOS QUANTO NEGATIVOS DA COMUNIDADE.

•        HISTÓRICO E DEFINIÇÃO: DISCUTIREMOS AS VARIADAS FORMAS DE VIOLÊNCIA A PARTIR DE SEUS DIVERSOS ATORES: PROFESSORES, FUNCIONÁRIOS E ALUNOS. 

2.    TIPOS DE VIOLÊNCIA: 

•        BURN OUT: QUADRO APRESENTADO PELOS PROFESSORES DECORRENTE DE SUA ALTA EXPOSIÇÃO AO ESTRESSE 

•        INCLUSÃO: QUANDO E COMO A INCLUSÃO ESCOLAR PODE SE TORNAR UMA VIOLÊNCIA.

•        BULLYING: LEVANTAREMOS SUAS POSSÍVEIS CAUSAS E OS DIFERENTES TIPOS DE BULLYING: VERBAL, FÍSICO E MATERIAL, PSICOLÓGICO E MORAL, RELACIONAL, SEXUAL E VIRTUAL. VEREMOS TAMBÉM AS DIFERENTES POSIÇÕES: DO AGRESSOR, DO ESPECTADOR E DA VÍTIMA. 

•        AÇÕES PREVENTIVAS: TRATAREMOS DE ALGUMAS ESTRATÉGIAS PRÁTICAS QUE POSSAM PROMOVER O RESPEITO, A TOLERÂNCIA E O ENFRENTAMENTO DA VIOLÊNCIA NA ESCOLA.


3. EXERCÍCIOS VIVENCIAIS

LOCAL

MONELLO CENTRO DE ESTUDOS
Av. General Olimpio da Silveira, 655 – conj. 41 - Perdizes – São Paulo – SP
(entre o metrô Barra Funda e o metrô Marechal Deodoro)


DATA E INVESTIMENTO

20 / junho / 2011 - horário: 9:00 as 17:00 hs.

295,00 até o dia 10 / 06 / 2011
350,00 após 11 / 06 / 2011

3 PESSOAS OU MAIS – consulteDESCONTO ESPECIAL
vagasLIMITADAS - TURMA REDUZIDA
( inclui material didático, coffee-break e certificado individuail). Almoço não incluso


RESERVAS

Através dos telefones:  (11) 3675-2774   -  3675-4156
ou pelo e-mail : contato@monelloeassociados.com.br

Não serão aceitas lnscrições no dia.
A realização está condicionada à formação de turma.


PALESTRANTES

Neusa Maria Lopes Sauaia
DIRETORA PRESIDENTE DO NÚCLEO ESPIRAL – PESQUISA, ASSISTÊNCIA E PREVENÇÃO DA VIOLÊNCIA CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES
PSICÓLOGA (1978), ATENDE EM CONSULTÓRIO PARTICULAR
MESTRE EM PSICOLOGIA CLÍNICA PELA PUC/SP (2003)
ATUOU COMO PROFESSORA E SUPERVISORA DO CURSODE PSICOTERAPIA JUNGUIANA COLIGADA A TÉCNICAS CORPORAIS DO INSTITUTO SEDES SAPIENTIAE DE 1985 A 2008
ESPECIALISTA EM SE (SOMATIC EXPERIENCING), TÉCNICA DE TRABALHO COM ESTRESSE PÓS- TRAUMÁTICO, CERTIFICADO PELA FOUNDATION FOR HUMAN ENRICHMENT, USA. - 2002
CO-AUTORA DO ARTIGO “OUVINDO A LINGUAGEM DO CORPO” PUBLICADO NA REVISTA DE PEDIATRIA NO.10, 2001
CO- EDITORA DA REVISTA JUNG E CORPO DO INSTITUO SEDES SAPIENTIAE DESDE 2001
CO-AUTORA DO LIVRO “OS ANIMAIS E A PSIQUE: DO SIMBOLISMO À CONSCIÊNCIA” 1999 – ED. PALAS ATHENA
CO-AUTORA DO ARTIGO “TRABALHO JUNGUIANO COM CRIANÇAS VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA: TOCANDO UM TABU” PUBLICADO NA EDIÇÃO DE DEZ/99 DA REVISTA HERMES.
CO-AUTORA DO ARTIGO “O ELEFANTE” PUBLICADO NA REVISTA JUNGUIANA N. 6 DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE PSICOLOGIA ANALÍTICA, 1988

ORGANIZAÇÃO






APOIO


      www.sergiomonello.com.br



 



  

Nenhum comentário:

Postar um comentário