Bem-vindo!! Desde 05/04/2011 você é o visitante nº:

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Cartilha sobre uso da internet para a família





A Seccional de São Paulo da Ordem dos Advogados do Brasil e o Instituto Mackenzie lançaram uma cartilha sobre o uso da internet para a família. 


Os temas escolhidos explicam como explorar a rede mundial de computadores de maneira segura. 

Liberdade de expressão, crimes de preconceito, responsabilidade civil, denúncia, privacidade, crimes na internet, cyberbullying, direito autoral e pornografia infantil são alguns dos tópicos da cartilha, com dicas para usar sem medo. 

“A cartilha recomenda que o uso de sites de relacionamentos e comunidades da internet seja criterioso, pois terceiros podem usar os dados de cadastro de forma maliciosa e até criminosa. Sites de relacionamento expõem informações íntimas de seus assinantes e não impedem pessoas mal intencionadas de criar uma “conta fantasma” e prejudicar o usuário inocente”, disse Henri Dias, presidente da OAB Fernandópolis. 

De acordo com Renato Opice Blum, um dos coordenadores da Cartilha, “a Constituição Federal e os Tratados Internacionais dos quais o Brasil é signatário obrigam o governo a proteger também a privacidade, a honra e a imagem do cidadão”. 

A cartilha “Uso Seguro da Internet para Toda a Família” traz também casos concretos de condenações nos tribunais de pessoas que promoveram o cyberbullying, que é uma prática que envolve o uso de tecnologias de informação e comunicação para dar apoio a comportamentos deliberados, repetidos e hostis praticados por um indivíduo ou grupo com a intenção de prejudicar outra pessoa, através da internet, bem como pais e escolas que foram negligentes com a vigilância de ado-lescentes que praticaram as agressões. 

Para informações mais detalhadas, é necessário acessar o link 


Fonte:
http://www.regiaonoroeste.com/portal/materias.php?id=28527&busca=bullying&pagina=1&oquelista=




A Internet atualmente é uma ferramenta capaz de nos conectar ao mundo em apenas alguns segundos. Podemos conversar com amigos do outro lado do mundo, pagamos contas, trabalhamos, trocamos experiências, aprendemos. Enfim, a rede mundial de computadores revolucionou o dia a dia das pessoas e transformou profundamente a sociedade, trazendo a tecnologia para nossa rotina diária.

Como a Internet ainda é, em muitos aspectos, uma novidade, não há normas e leis específicas para coibir os crimes praticados por meio dos computadores. São fraudes financeiras, envio de vírus, roubo de senhas, crimes contra a honra, calúnia, injúria, difamação, cyberbullying (humilhação de pessoas por meio de postagens na Internet) e, talvez o crime mais preocupante, a pedofilia - que alicia nossas crianças.

A despeito de terem sido criadas delegacias especializadas, é importante que todos os usuários da Internet saibam que existem meios mais seguros de usar a rede mundial, a partir da adoção de alguns medidas práticas. Esse é o objetivo dessa Cartilha - que ensina medidas simples que permitirão a toda a família utilizar o computador com segurança, sem correr riscos desnecessários.

Para informações detalhadas, é necessário acessar o link abaixo:

 http://www.oabsp.org.br/comissoes2010/crimes-alta-tecnologia/cartilhas

Nenhum comentário:

Postar um comentário