“Em um Mundo Melhor”, o filme selecionado pela Dinamarca para concorrer ao Oscar 2011, foi o grande premiado na categoria de Melhor Filme Estrangeiro ao vencer concorrentes de peso como Incêndios (França), Fora da Lei (Argélia), Biutiful (Argentina/Espanha) e Dente Canino (Grécia). Dirigido por Susanne Bier, “Em um Mundo Melhor” estreia neste sábado na tela do Oi Cine Estação, com sessões às 18h e 20h30.
O filme aborda a prática de bullying numa sociedade que apresenta números positivos de IDH - O Índice de Desenvolvimento Humano, medida comparativa usada para classificar os países pelo seu grau de desenvolvimento humano. “Em um Mundo Melhor” narra a história de Anton, um médico que divide sua vida numa idílica cidade da Dinamarca com o trabalho num campo de refugiados na África. Nesses dois mundos distintos, ele e sua família enfrentam conflitos que os levam à difícil escolha entre a vingança e o perdão.
Anton e sua esposa Marianne têm dois filhos pequenos e estão em processo de divórcio. Elias, o filho mais velho de 10 anos, está sofrendo bullying na escola até ser defendido por Christian, um aluno recém chegado de Londres com o pai, Claus. A mãe de Christian faleceu recentemente em decorrência de um câncer e o garoto está muito tocado pela morte dela.
Elias e Christian logo estabelecem um forte laço de amizade, mas quando Christian envolve Elias num perigoso ato de vingança com trágicas consequências, a amizade deles é colocada em jogo e suas vidas correm perigo. A tensa narrativa provoca o espectador a partir das limitações que encontramos ao tentar controlar a sociedade como controlamos nossas vidas privadas.
O filme coloca a pergunta se uma cultura “mais avançada” serve de modelo para um mundo melhor ou se a mesma confusão encontrada em meio a ilegalidade está oculta em nossa civilização. Por ocasião do lançamento do filme em agosto de 2010, a cineasta Susanne Bier lançou a pergunta: “Será que estamos imunes ao caos ou estamos claramente oscilando à beira da desordem?”.
Susanne Bier é uma das diretoras dinamarquesas mais proeminentes da atualidade. Os filmes mais recentes da diretora, o indicado ao Oscar “Depois do Casamento” (2006) e a produção americana “Coisas que perdemos pelo caminho” (2007), com Halle Berry e Benicio Del Toro, foram sucessos de bilheteria na Dinamarca. “Aconteceu Naquele Hotel” (1995), recebeu o prêmio da crítica no festival de Montreal. Na Suécia, a cineasta dirigiu o dramático “Once in a Lifetime” (2000) e dois grandes sucessos na sequência: “Corações Livres” (2002), sob os preceitos do Dogma 95 ; e “Brothers” (2004), ganhador do prêmio do público em Sundance e de melhor elenco em San Sebastian. “Em um Mundo Melhor” é seu quarto filme lançado no Brasil e o terceiro exibido na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.
Serviço
"Em um mundo melhor" (Dinamarca, 2010).
Datas em junho:
11 (sábado), às 18h e 20h30
12 (domingo), às 10h, 18h e 20h30
16 (quinta), Somente às 18h
18 (sábado), às 18h e 20h30
19 (domingo), às 10h, 18h e 20h30
Ingressos: R$ 7,00 (inteira) R$ 3,50 (meia). Realização OS Pará 2000 e Secult. Patrocínio: Oi
Augusto Pacheco - Ascom Secult
Fonte: http://www.agenciapara.com.br/noticia.asp?id_ver=78395
Nenhum comentário:
Postar um comentário