Bem-vindo!! Desde 05/04/2011 você é o visitante nº:

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Psicóloga com 20 anos de experiência em escolas lança livro sobre Bullying





Durante seu trabalho como Orientadora Educacional em grandes escolas, Valeria Rezende da Silva teve contato diário com dilemas vividos pelos estudantes. Nesse tempo, se aprofundou no tema bullying e, após uma temporada de estudos nos Estados Unidos e a criação de um site, lança seu primeiro livro no dia 22 de outubro. O objetivo é compartilhar com pais e educadores a visão prática de quem vivenciou de perto os dramas causados pelo problema.

                Ainda que o bullying, no Brasil, apenas recentemente esteja sob a luz dos holofotes, a psicóloga observou durante toda sua trajetória que esse é um tema antigo e recorrente. “Mesmo assim, quando a situação acontece com uma criança ou adolescente próximo, ainda pega de surpresa pais e educadores, que se sentem despreparados para enfrentar o bullying”, afirma Valeria.

A psicóloga, após anos atuando como Orientadora Educacional, decidiu aprofundar discussões sobre o tema –orientando mais pais, alunos e educadores –através de um canal na internet, www.bullyingnaoebrincadeira.com.br  Com o mesmo nome que dá título ao livro, o site “Bullying não é brincadeira” é uma referência clara à seriedade necessária para se lidar com o problema. Com mais de mil acessos diários, o site tornou-se uma referência para assuntos sobre bullying em diferentes cidades e Valeria passou a dar palestras em escolas e entrevistas para importantes canais de comunicação, contribuindo, por exemplo, para a reportagem de capa da Veja sobre o tema em 2011.

Foi a partir do site que surgiu a ideia do livro. “Passei a receber um volume inesperado de pedidos de orientação e relatos sobre situações vividas por jovens em todo o país. Decidi que um material mais aprofundado, mas com uma linguagem simples e direta, era necessário e por isso decidi escrever o livro”, afirma a psicóloga.

Recém-saído do forno, “Bullying não é brincadeira” terá seu lançamento oficial no próximo dia 22 em Campo Grande, na Lalai Gastronomia, e há previsão de um segundo lançamento no Rio de Janeiro. Além de estudos atuais sobre bullying em todo o mundo, o livro é enriquecido por diversos depoimentos reais e pela visão prática de quem passou anos dentro de escolas. Estará à venda no site www.bullyingnaoebrincadeira.com.br .

O diretor da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e Diretor da Sucursal do Rio de Janeiro do Estadão, Marcelo Beraba, assina a orelha do livro. “Este livro é um safanão. Os depoimentos são emocionantes, de uma sinceridade e de uma coragem que nos obrigam a rememorar tudo o que vivemos no período escolar, na infância e na adolescência, e a repensar cenas e momentos que imaginávamos normais, mas que eram cenas e momentos de grandes sofrimentos para as crianças e jovens vítimas do escárnio público”, afirma Marcelo. “Não é um livro acadêmico, é uma conversa amorosa – dura, orientadora, mas amorosa –com pais e educadores”, completa o jornalista.


 
 “Bullying não é brincadeira” 2012, 172páginas
tel.: 67 3321-4611
Preço: R$ 29,90 



2 comentários:

  1. Obrigada pelo post! O livro foi lançado dia 22 e tem agradado às pessoas que o leem. Está numa linguagem acessível e proporciona um bom conhecimento sobre esse mal horroroso que é o bullying.
    Valeria Rezende da Silva

    ResponderExcluir