Bem-vindo!! Desde 05/04/2011 você é o visitante nº:

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Gravação do programa Quebra-Cabeça, do GNT sobre bullying.




Olá amigos, bom dia!!

E na última 5ª feira (01/11/2012 ) foi o dia da gravação do programa Quebra-Cabeça, do GNT .sobre o bullying.
Não tinha como não vir aqui contar as fofocas rs Ainda mais se eu levar em conta um fato muito curioso que me fez adotar a postura do 'agradecimento'.
Porque se tem uma coisa que nunca me passou pela cabeça é que um dia eu seria capaz de olhar com agradecimento e compreensão o fato da minha filha ter sofrido bullying!! Mas, hoje, durante a gravação e diante dos resultados apresentados, inclusive pela minha filha, sempre tão 'sensível' ao fazer relatos à esse respeito, não há, definitivamente, outra maneira de olhar para a 'nossa história'.

Então, se faz necessário pra mim, diante de tal descoberta, externar um MUITO OBRIGADA à toda equipe envolvida nesse projeto!! A sensibilidade adotada por todos eles ao lidar com esse tema foi, sem sombra de dúvida, o fator predominante que fez a minha filha se posicionar de forma tão corajosa e despojada!!

Ao sermos convidadas para participar, houve todo um 'trabalho' em prol da participação da minha filha, muiita conversa à respeito dos comentários que poderiam surgir após essa exposição e blábláblá.. Houve também, um momento tenso quando ela quase desistiu de tudo alegando não estar preparada pra dar esse passo!! Pesamos, muito, os prós e os contras, os ganhos e as perdas, enfim.. E, graças à Deus, prevaleceu a solidariedade e a resiliência e fomos agraciadas com um dos momentos mais gratificantes de toda a nossa experiência com o bullying.

Mas a vida é, mesmo, muito interessante e intrigante.. Bom, credito esse pensamento à postura que adotamos diante de certos problemas!! Passar 'pelo bullying' foi uma experiência que, com toda a certeza, se me fosse dada a opção de escolha, eu definitivamente não teria me colocado à disposição para conhecer, muito menos, vivenciar. Mas, acredito que nada, nada nos acontece por acaso!! E por vezes não entendemos e muito menos 'aceitamos' o que a vida nos oferece, ainda mais quando traz sofrimento e dor ao nosso bem mais precioso: nossos filhos!

Bom, mas uma coisa é fato!! Passar pelo bullying foi a mola mestra para que a nossa família se tornasse mais unida, mais atenta para a importância de dizer EU TE AMO para as pessoas que são, realmente, importantes para nós!! (A gente tem, mesmo, essa mania, às vezes.. Não externamos de maneira necessária pois acreditamos que as pessoas tem obrigação de saber disso!!) Nos trouxe, ainda, mais maturidade, mais força.. Exarcebou em minha filha o sentimento de justiça, aprimorou em nós a visão de que sem determinação não há superação!! Entre tantas outras coisas.. que, somente hoje, me chamaram atenção.

Confesso que na época eu questionava muito o fato de Deus ter permitido que aquelas coisas horríveis pudessem acontecer à minha filha e com tantas permissões. Sim, pois eu estive presente, atenta, cobrava soluções.. E as pessoas, simplesmente, ignoravam, negligenciavam, tratavam com pouco caso as minhas solicitações. Foram momentos duros, revoltantes.. Mas, que se transformaram em aprendizado!! E hoje isso ficou muito claro!!

Em 2011, diante da condenação do colégio Nossa Senhora da Piedade, também, em 2ª instância, a Assessoria de Imprensa da 13ª Câmara Cível do TJRJ enviou um ofício à todas as redes de televisão comunicando esta decisão INÉDITA. Foi o 1° colégio, no Rio de Janeiro, a ser condenado a pagar uma indenização à vítima de bullying, o que abre muitos outros precedentes, então viramos notícia.

E foi a partir daí que eu me dei conta de que era preciso fazer alguma coisa à respeito da nossa experiência, pois os jornalistas haviam descoberto os meus números de telefones e ansiavam por respostas.. Queriam falar com a minha filha, gravar entrevistas, tirar fotos.. Foi tudo muito de repente! Me lembro que era 1° de Abril e eu pensando que era alguma brincadeira e, então, aconteceu o 2°, o 3°.. e o no 8° telefonema eu falei: "Ai meu Deus, e agora?" rs Eu não estava preparada pra lidar com aquilo.. Uma exposição na mídia não fazia parte dos nossos planos e eu não conseguia localizar os nossos advogados pra saber que postura adotar. Eu pensava: "Acabou! A minha filha sofreu o bullying, processamos a escola e pronto.. Tá nas mãos de Deus e da Justiça!!" Eu não queria ter que falar com os outros sobre uma história tão 'nossa'. Foi então que eu decidi orar.. e foi a melhor decisão que eu poderia ter tido!! Porque não havia acabado nada, mesmo.. Estava apenas começando!! Ficou muito claro, pra mim, o que fazer com a dor.. Não havíamos movido o processo por dinheiro, e o fato de uma escola particular de origem Cristã ser condenada, resgata a nossa crença no judiciário.. Então, dividir o nosso aprendizado com o intuito de ajudar outras pessoas, outras famílias era o que nos restava através da divulgação da nossa história. Foi então que decidimos participar das entrevistas solicitadas, mas a minha filha não concordava em aparecer. Participamos de encontros, palestras, concedíamos entrevistas, mas a Julia Maria sempre se mantinha em 'off'. Ela até concedeu uma única entrevista para o programa da Cidinha, mas como a experiência lhe rendeu alguns comentários maldosos antes mesmo de ir ao ar, a jornalista ( infelizmente eu não recordo o nome dela ) concordou em não usá-la no programa. Depois ela fez umas fotos para a revista Veja e a participação dela se encerrou ali. Nem mesmo aqui no blog, que eu decidi montar para termos uma bandeira fincada na luta contra esse mal, ela participava. Recebo muitos email's, pedindo ajuda sobre como lidar, o que fazer, que atitudes tomar.. E ela participa na leitura e até sugere algumas respostas, mas nunca teve a iniciativa de postar alguma matéria. É como se ela precisasse se afastar de tudo o que a fizesse lembrar..

Até que hoje ela deu o 1° passo \o

A equipe de gravação do programa foi à escola dela para falar sobre o bullying, gravar entrevista com o coordenador André Menezes e fazer umas imagens dos alunos sobre as suas idéias e experiências à respeito do tema. E o que eu posso dizer é que foi uma das maiores e melhores experiências que a minha filha poderia ter participado. Foi tudo tão bem elaborado, tão 'medido', tão respeitado por esses profissionais que a minha filha não só resolveu falar sobre o bullying que ela havia sofrido para os colegas da sala dela, como virou referência de força e coragem para eles.

Ao abrirem espaço para a fala espontânea à respeito do bullying sofrido e/ou praticado entre os alunos, a minha filha presenciou um dos momentos mais marcantes de toda a sua experiência com o bullying.. Ouvir de colegas tão próximos uma realidade que ela considerava tão sua e de forma isolada, discriminada.. Foi um fator importante para o seu crescimento, pois essa troca de experiências com o tema deu à ela uma nova visão..

E ao fazê-la enxergar a possibilidade de reverter uma história triste em bons momentos, eles propiciaram à minha filha a oportunidade de escrever uma nova etapa em sua vida. E isso eu vou carregar no meu coração!!

E fizeram mais: Deram à ela, com muita sensibilidade, ferramentas para tornar isso real!! Eles quebraram um paradigma!!


DEIXO AQUI, REGISTRADO, UM MUITO OBRIGADA, DE VERDADE, À TODOS ELES:


Guilherme Fernández - Diretor

Chris Nicklas - Apresentadora

Pedro Farias - Câmera man

Beto Campos - Câmera man

Sabrina Lima - Pesquisadora de campo

Maria Ganem - Jornalista


Lia Rezende

Edna Soares



É isso.. Vamos nos falando.

Fiquem com Deus!!

Ellen Bianconi






2 comentários:

  1. Ellen, que barato esse relato. Que bom que deu tudo certo e a Julia ficou bem com a gravaçao. Fico feliz. Grande abraço pra familia e MUITO OBRIGADA pela participaçao tao importante de vocês...

    beijos,
    maria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria..

      Sim.. graças à Deus!! Foi uma experiência de suma importância em nossas vidas.. Adorei!!!!
      Nós é quem devemos esse agradecimento, de verdade!!

      um beijo enorme,
      Ellen Bianconi

      Excluir