Bem-vindo!! Desde 05/04/2011 você é o visitante nº:

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Técnica pioneira orienta jovem com dificuldade de relacionamento e alvo de bullying



Jovens e adolescentes com dificuldades de relacionamento já podem ter seus problemas resolvidos. Simples, direto e rápido, com linguagem bastante acessível, o Coaching Teen foi criado pela especialista em psicologia organizacional, Ritah Oliveira, como uma técnica pioneira no país, capaz de orientar o jovem a conquistar seus objetivos e superar suas dificuldades. Utilizado, também, por alunos alvos de bullying (atual febre na rede mundial de ensino), o método, que utiliza mecanismos comuns à rotina do público teen, como salas de bate-papo e redes sociais, se diferencia das longas e dispendiosas terapias, sendo realizado em até seis sessões.

“Neste método, costumamos nos adaptar ao ambiente e linguagem do adolescente, respeitando sua visão de mundo e identificando suas potencialidades, auxiliando-o no processo de mudança do que é necessário e de manutenção do que é positivo”, destaca Ritah.

Através de um formulário, em que é analisado o comportamento do jovem, o Coaching Teen define as metas consideradas necessárias ao alcance dos objetivos e desejos de quem está sob avaliação. “Analisamos o estado atual do adolescente, para, a partir do desenvolvimento do seu fortalecimento emocional, fazê-lo chegar ao estado desejado”, complementa a especialista.

Para Rafael Almeida, primeiro aluno da rede pública a aderir a técnica, o Coaching Teen foi bastante motivador. Após ter sido reprovado três vezes, quando ainda tinha 18 anos, o estudante conheceu o método após a indicação da própria escola, que, por reconhecer o seu potencial, recomendou a técnica, para detectar e modificar as situações que incomodavam e bloqueavam o seu desempenho e aprendizado. “Eu era muito impaciente e nervoso. Após as sessões, tornei-me calmo e melhorei muito nos estudos”, afirma o aluno.

Implementação na educação

Para implementar o método na rede brasileira de ensino, Ritah enviou ao Ministério da Educação e Cultura (MEC) um projeto que, na Bahia, recebeu o acolhimento do governador Jaques Wagner, em 2011. Atualmente, o documento continua tramitando nas esferas administrativas. “Esperamos poder inserir a técnica nas escolas brasileiras, orientando e capacitando os profissionais de educação no bom direcionamento da conduta de seus alunos”, explica Ritah.

Realizado, normalmente, em, no mínimo, seis sessões, o Coachig Teen surgiu a partir da constatação de que grande parte dos problemas dos adultos surgia na da adolescência. Além da internet, a técnica, que tem como base o Coaching (modelo educacional norte americano da década de 60), utiliza uma série de jogos interativos, voltados à realidade dos adolescentes, como quizes e jogo da velha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário