Projeto Bullying por aprendizdeweb no Videolog.tv.
Projeto Bullying Memorial Descritivo PROJETO BULLYING BULLYING NÃO É BRINCADEIRA Objetivos : Trabalhar o tema nas escolas da rede municipal e Estadual de ensino. Minimizar comportamentos agressivos, conscientizando os alunos da não prática da violência bem como o envolvimento de cada um no processo de aprimorar os relacionamentos intra e interpessoal. Público alvo : Alunos das escolas da rede municipal e Estadual de ensino de Jaú/SP. Elaboração do projeto: EDGARD FRAGA MOREIRA DA SILVA CONSIDERANDO que o artigo 205 da Constituição Federal estabelece que a educação, é direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. CONSIDERANDO que o artigo 17 do Estatuto da Criança e do Adolescente estabelece que o direito ao respeito consiste na inviolabilidade da integridade física, psíquica e moral da criança e do adolescente, abrangendo a preservação da imagem, da identidade, da autonomia, dos valores, das idéias e das crenças, dos espaços e dos objetos pessoais No estudo feito como os alunos, buscamos compreender o universo das relações no interior da escola, e no Brasil como um todo, particularmente as relações entre meninos e meninas como fenômeno de violência. Formulamos também este projeto com o intuito de diagnosticar um problema que está a afetar vários estabelecimentos de ensino do nosso país . A (in) disciplina pode estar caracterizada em diversas formas de expressão, porém, a que procuramos dar ênfase é na forma de (in) disciplina violenta ou silenciosa que atinge principalmente o corpo discente entre si. O objetivo do projeto é oportuniza-los a expressarem seus talentos e não a crueldade e violência, tornando-os protagonistas principais desse projeto objetivos específicos que o projeto procura alcançar:
Etapas do projeto, sequencia lógica e progressão de uma atividade a outra:
Os educandos do ensino fundamental apresentam comportamentos que estão ferindo o regimento escolar. Devido a esses comportamentos os professores, o articulador, os coordenadores e o diretor devem ver a necessidade de trabalhar o tema bullying nesta turma e nas demais turmas. Precisamos buscar alternativas e atividades que desenvolvam o tema que valorize e contribua pra construção do conhecimento e mudança de atitudes. Esse é o papel da escola. Segundo os PCN’s “cabe à escola empenhar-se na formação moral de seus alunos...” Assim, percebemos a necessidade de trabalhar conceitos de valores, viabilizando e sensibilizando o educando tais mudanças de comportamentos. Acreditamos que se levar os problemas da turma para discussão e reflexão podemos amenizar a situação, assim a escola interage e cumpre a missão na construção da cidadania. Este é o nosso compromisso enquanto educadores, buscar alternativas que visem as melhorias. OBJETIVOS
DESENVOLVIMENTO TEMA : Como posso ser melhor enquanto cidadão Perceber a importância do outro na nossa vida, aceitar as diferenças, respeitar os colegas, desenvolver atitudes de solidariedade, respeitar e ajudar os idosos, os portadores de necessidades especiais, as crianças de outras raças e culturas. Tema :Bullying Visa a incentivar a escola a diagnosticar e implantar ações de redução ao comportamento agressivo, intimidante e discriminatório, causador de desequilíbrio na relação de poder entre os estudantes. Busca despertar a escola, família e sociedade para a existência desse problema e suas conseqüências, objetivando atender ao direito de toda criança e adolescente em desenvolver-se em um ambiente seguro e salutar, gerando cidadãos solidários, justos e respeitadores da pessoa humana e de suas diferenças. Tema: Bullying não é brincadeira. Mostrar aos educados que eles são seres únicos e repletos de capacidades, precisam acreditar mais em si, pois tudo podemos quando acreditamos e lutamos para aquele sonho ou objetivo ser alcançado. PERÍODO: Abril a Dezembro/2011 PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS · Textos, poesias, mensagens. · Criação do Estatuto da Sala · Discussão sobre as necessidades básicas do homem . comportamento, respeito e convivência · Debate sobre bullying . Produção de texto . Relatório e ilustração · Dramatização (sobre bullying) · Redigir folder sobre o assunto · Confecção de livro (infantil) · Dinâmicas · Entrevistas · Exploração de cartazes, figuras e mensagens.(infantil) · filme . slide(infaltil) . seminários . Reunião no coletivo: pais, alunos e professores. . Leitura e discussão do regimento escolar na turma (criação) . confecção de revistas em quadrinhos(infantil) . músicas . confecção de cartilhas com regras de boa convivência.(infaltil) . desenhos livres (infantil) .bullying ,Solidariedade, Cooperação, palestras e reunião com pais alunos e professores. . Conhecer e discutir os problemas que afligem o mundo e o nosso município, perceber que podemos ajudar e evitar alguns, discutir causas e soluções, estimular a reflexão sobre estes problemas, perceber que alguns problemas estão bem perto de nós. . palestra . pesquisa . leitura |
Nenhum comentário:
Postar um comentário