Bem-vindo!! Desde 05/04/2011 você é o visitante nº:

terça-feira, 24 de maio de 2011


Projeto Bullying por aprendizdeweb no Videolog.tv.




Projeto Bullying
Memorial Descritivo
  
 PROJETO BULLYING
 BULLYING NÃO É BRINCADEIRA

Objetivos : Trabalhar o tema nas escolas da rede municipal e Estadual de ensino.
Minimizar comportamentos agressivos, conscientizando os alunos da não prática da violência bem como o envolvimento de cada um no processo de aprimorar os relacionamentos intra e interpessoal.
Público alvo : Alunos das escolas da rede municipal e Estadual de ensino de Jaú/SP.

Elaboração do projeto:  EDGARD FRAGA MOREIRA DA SILVA

CONSIDERANDO que o artigo 205 da Constituição Federal estabelece que a
educação, é direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o
exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

CONSIDERANDO que o artigo 17 do Estatuto da Criança e do Adolescente
estabelece que o direito ao respeito consiste na inviolabilidade da integridade física, psíquica e
moral da criança e do adolescente, abrangendo a preservação da imagem, da identidade, da
autonomia, dos valores, das idéias e das crenças, dos espaços e dos objetos pessoais


No estudo feito como os alunos, buscamos compreender o universo das relações no interior da escola, e no Brasil como um todo, particularmente as relações entre meninos e meninas como fenômeno de violência.
Formulamos também este projeto com o intuito de diagnosticar um problema que está a afetar vários estabelecimentos de ensino do nosso país .
A (in) disciplina pode estar caracterizada em diversas formas de expressão, porém, a que procuramos dar ênfase é na forma de (in) disciplina violenta ou silenciosa que atinge principalmente o corpo discente entre si.
O objetivo do projeto é oportuniza-los a expressarem seus talentos e não a crueldade e violência, tornando-os protagonistas principais desse projeto



  objetivos específicos que o projeto procura alcançar:






Objetivos conceituais– relacionados a conteúdos, conceitos que os alunos deveriam aprender
 -VIOLÊNCIA, DESENVOLVIMENTO DE CONCEITOS
 -REFLEXÃO E RECONHECIMENTO DO OUTRO.
 -PENSAMENTO CRITICO
 -PRECONCEITO (CARACTERIZAÇÃO)
 -TOLERÂNCIA
 -SENSIBILIZAÇÃO
 -INVESTIGAÇÃO CIÊNTIFICA

Objetivos procedimentais – relacionados a procedimentos, habilidades e competências que os alunos deveriam desenvolver
ALMEJA-SE DESENVOLVER NOS ALUNOS A CAPACIDADE DE REFLETIR CRITICAMENTE, A FIM DE CAPACITÁ-LOS A VIVENCIAR A AÇÃO ÉTICA, MORALMENTE ACEITA NA SOCIEDADE.
O RECONHECIMENTO DO OUTRO, CONVIVÊNCIA, TOLERÂNCIA.
DESENVOLVER E DOMINAR DIFERENTES LINGUAGENS E COMPREENDER DIFERENTES FENÔMENOS DO CONHECIMENTO.
PRATICA DE PESQUISA, SISTEMATIZAÇÃO  E APRESENTAÇÃO DE CONCEITOS E INFORMAÇÕES, FUNDAMENTAR CONHECIMENTOS TEÓRICOS E PRATICOS.
Objetivos atitudinais – relacionados à mudança de atitude que os alunos deveriam demonstrar
RESPEITO. TOLERÂNCIA, GESTOS DE AMIZADE, COMPROMETIMENTO COM O OUTRO, SOLIDARIEDADE.



  Etapas do  projeto,  sequencia lógica e progressão de uma atividade a outra:



Conteúdos
Estratégias utilizadas
Tecnologia utilizada (sites, recursos)
O que os alunos realizaram/produziram
Bullying(conceito)
Sensibilização
Videos , sites youtube
Trabalhos escritos pesquisa.
Ética , moral virtude (conceitos)
Leitura de textos exibição filmes
Word, Power Point
Trabalhos escritos
cidadania
Textos, levantamento de opiniões , pesquisa biografica
Sites, Movie Maker
Videos, trabalhos escritos,
Linguagem narrativa
Textos, exercício de reflexão
Cd(músicas) DVD
PEÇA TEATRAL , FOTOS, DESENHOS
Desigualdade social ,drogas,
 Pesquisa
excel
gráficos



Os educandos do ensino fundamental apresentam comportamentos que estão ferindo o regimento escolar. Devido a esses comportamentos os professores, o articulador, os coordenadores e o diretor devem ver a necessidade de trabalhar o tema bullying nesta turma e nas demais turmas. Precisamos buscar alternativas e atividades que desenvolvam o tema que valorize e contribua pra construção do conhecimento e mudança de atitudes. Esse é o papel  da escola. Segundo os  PCN’s  “cabe à escola empenhar-se na formação moral de seus alunos...”
Assim, percebemos a necessidade de trabalhar conceitos de valores, viabilizando e sensibilizando o educando tais mudanças de comportamentos. Acreditamos que se levar os problemas da turma para discussão e reflexão podemos amenizar a situação, assim a escola interage e cumpre a missão na construção da cidadania. Este é o nosso compromisso enquanto educadores, buscar alternativas que visem as melhorias.




OBJETIVOS

  • Este projeto visa à valorização do ser humano, resgatando a importância das virtudes, como tendência para o bem, que devem ser ensinadas e partilhadas, levando à sensibilização enquanto cidadão e cidadã.
  • Sensibilizar os alunos em relação à importância da boa convivência para criar um ambiente agradável na sala de aula
  • Desenvolver reflexões sobre ações corriqueiras. Reconhecer que,vivemos em comunidades e a  boa educação e boas maneiras faz parte da nossa convivência.
  • Melhorar a disciplina na sala criando regras de convivência e dinâmicas para perceberem algumas atitudes que causam a indisciplina.
  • Motivá-lo que a pratica da leitura faz parte da construção do conhecimento de um cidadão e  com o conhecimento é mais difícil de ser manipulados.

DESENVOLVIMENTO


TEMA : Como posso ser melhor enquanto cidadão
 Perceber a importância do outro na nossa vida, aceitar as diferenças, respeitar os colegas, desenvolver atitudes de solidariedade, respeitar e ajudar os idosos, os portadores de necessidades especiais, as crianças de outras raças e culturas.

Tema :Bullying
 Visa a incentivar a escola a diagnosticar e implantar ações de redução ao comportamento agressivo, intimidante e discriminatório, causador de desequilíbrio na relação de poder entre os estudantes. Busca despertar a escola, família e sociedade para a existência desse problema e suas conseqüências, objetivando atender ao direito de toda criança e adolescente em desenvolver-se em um ambiente seguro e salutar, gerando cidadãos solidários, justos e respeitadores da pessoa humana e de suas diferenças.
Tema: Bullying não é brincadeira.
Mostrar aos educados que eles são seres únicos e repletos de capacidades, precisam acreditar mais em si, pois tudo podemos quando acreditamos e lutamos para aquele sonho ou objetivo ser alcançado.





PERÍODO: Abril a Dezembro/2011







PROCEDIMENTOS DIDÁTICOS

· Textos, poesias, mensagens.
· Criação do Estatuto da Sala
· Discussão sobre as necessidades básicas do homem
. comportamento, respeito e convivência
· Debate sobre bullying
. Produção de texto
. Relatório e ilustração
· Dramatização (sobre bullying)
· Redigir folder sobre o assunto
· Confecção de livro (infantil)
· Dinâmicas
· Entrevistas
· Exploração de cartazes, figuras e mensagens.(infantil)
· filme
. slide(infaltil)
. seminários
. Reunião no coletivo: pais, alunos e professores.
. Leitura e discussão do regimento escolar na turma (criação)
. confecção de revistas em quadrinhos(infantil)
. músicas
. confecção de cartilhas com regras de boa convivência.(infaltil)
. desenhos livres (infantil)
 .bullying ,Solidariedade, Cooperação, palestras e reunião com pais alunos e professores.
. Conhecer e discutir os problemas que afligem o mundo e o nosso município, perceber que podemos ajudar e evitar alguns, discutir causas e soluções, estimular a reflexão sobre estes problemas, perceber que alguns problemas estão bem perto de nós.
. palestra
. pesquisa
. leitura



Nenhum comentário:

Postar um comentário