POR CLAUDIO NOGUEIRA12/01/2017 14:56
A Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), vai realizar um simpósio para combater a violência e a intimidação também conhecida como bullying nas escolas. O encontro, que conta com a participação do Instituto de Prevenção de Violência da Universidade Ewha Womans, acontece na Coreia do Sul entre 17 e 19 de janeiro e vai reunir 250 representantes de 75 países.
Pesquisa
Um relatório preparado pelo Fundo da ONU para a Infância (Unicef), e pela representante especial do secretário-geral sobre Violência Contra Crianças, Marta Santos Pais em 2016, mostrou que algumas crianças e jovens estão mais vulneráveis do que outros. O documento revela uma pesquisa de opinião feita com 100 mil jovens em 18 países. Segundo o Unicef, 75% dos que participaram da encosta disseram ter sofrido algum tipo de violência ou bullying. Por exemplo, 25% afirmaram que sofreram intimidação por causa de sua aparência física, outros 25% mencionaram que foram assediados por causa do gênero ou da orientação sexual e mais 25% citaram como motivo a sua etnia ou país de origem.
Oportunidade
A diretora da Unesco para Inclusão, Paz e Desenvolvimento Sustentável, Soo Hyang Choi, disse que "enquanto muitos estudantes têm condições de aprender em ambientes seguros outros estão expostos à violência e ao bullying". Ela afirmou que o simpósio dará oportunidade à comunidade internacional para criar ações de combate à violência e ao bullying nas escolas.
A Unesco vai apresentar um relatório global sobre esses problemas durante o evento na Coreia do Sul, fornecendo os últimos dados a respeito do assunto. Ao mesmo tempo, a agência da ONU vai fornecer aos setores de educação dos governos mundiais as bases para o planejamento e a implementação de programas de resposta eficazes.
No Brasil
Lei aprovada no Senado e na Câmara em 2015 cria o Programa de Combate à Intimidação Sistemática. A proposta tem o objetivo de prevenir e evitar esse tipo de violência, definindo oito tipos de bullying que devem ser evitados na escola: físico, psicológico, moral, verbal, sexual, social, material ou virtual. Saiba mais sobre o assunto clicando no vídeo ou aqui.
Fonte: Rádio ONU e Agência Senado
http://blogs.oglobo.globo.com/pai-pra-toda-obra/post/unesco-discute-combate-violencia-e-ao-bullying-nas-escolas.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário