Forma o corpo deste material, uma seleção de textos e sugestões para aprofundamento do estudo, que permite a docentes e discentes, aproximarem-se do tema bullying e principiar uma discussão sobre esse fenômeno social.
Ao encararmos as relações humanas, de convívio ideológico, político, emocional, cultural, etc., e suas complexidades, principalmente se levamos em conta que cada pessoa carrega dentro de si, uma quantidade diversa de referências e modelos de vida e pensamento; relações essas, utilizadas na construção de nossa sociedade, não há como se distanciar das questões relacionadas ao respeito a outrem.
As relações sociais surgidas no universo escolar estruturam cultural e historicamente, momentos (educativos ou não) de vivência significativa para a maioria das pessoas que utilizam esse espaço. No entanto, muitas dessas relações, dão mostras de uma convivência nem sempre tão pacífica como era de se esperar em um local de troca de experiências e de crescimento do ser humano e formação dos cidadãos.
Um grande avanço nas relações e na participação dos estudantes em decisões importantes para a escola, pode ser alcançado com o desenvolvimento do trabalho em busca da compreensão sobre o bullying, entretanto, ainda há muito que se buscar, como a inclusão de medidas preventivas regulamentares nos regimentos internos escolares sobre a prática e os praticantes de bullying.
OBJETIVOS GERAIS
Sensibilizar os adolescentes sobre o bullying, abordando as diferentes formas e as consequências, de modo a torná-los mais responsável nas suas atitudes nesse contexto.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Desenvolver uma melhor comunicação entre pais, filhos e professores sobre o tema;
Abordar os diversos tipos de efeitos do bullying;
Informar sobre as características dos diferentes intervenientes no bullying;
Informar sobre o que a comunidade escolar pode fazer para combater o Bullying.
PÚBLICO ALVO
Alunos que frequentam do 6º ao 9º ano.
EFEITOS A PRODUZIR
Elucidar os alunos a não usarem a violência;
Mostrar que as diferenças existem, estão presentes no mundo à nossa volta e que temos que aceitar as pessoas como elas são;
Clarificar a ideia das várias formas de violência;
Diminuir a agressão física, psicológica e verbal no espaço escolar.
MATERIAL
UTILIZADO
Apresentação em
multimídias;
Folders alusivos ao tema;
Revistas e jornais que vinculam sobre o tema;
Vídeos sobre o tema;
Folders alusivos ao tema;
Revistas e jornais que vinculam sobre o tema;
Vídeos sobre o tema;
Textos para
leitura em sala;
Filme “Para
Salvar uma Vida”.
A seguir, baixe os textos que podem ser trabalhados em sala de aula:
Brincadeiras perversas
Ciberbullying – perigo anônimo
Mitos que sustentam a continuidade do fenômeno
As consequências do fenômeno Bullying
CONSEQUÊNCIAS PARA AS VÍTIMAS
Aprendizagem
- déficit de concentração-desenvolvimento ou agravamento das Síndromes de aprendizagem
- queda do rendimento escolar
- absenteísmo
- desinteresse pela escola
- reprovação
- evasão escolar
Emocionais
- queda da autoestima
- baixa resistência imunológica;
- estresse pós-traumático, fobia escolar e social;
- transtornos mentais;
- depressão;
- pensamentos de vingança e de suicídio;
-agressividade, impulsividade, hiperatividade;
- uso de substâncias químicas.
CONSEQUÊNCIAS PARA OS AGRESSORES
- distanciamento dos objetivos escolares;
- dificuldade de adaptação às regras escolares e sociais;
- supervalorização da conduta violenta, como forma de obtenção de poder;
- consolidação de condutas autoritárias e abusivas;
- desenvolvimento de futuras condutas delituosas;
- manifestação de condutas agressivas e violentas na vida adulta, como o assédio moral e a violência doméstica.
CONSEQUÊNCIAS PARA OS ESPECTADORES
- ansiedade, insegurança, aflição, tensão, irritabilidade;
- medo de se tornar a “próxima vítima”;
- prejuízos no processo de aprendizagem e socialização;
- desenvolvimento de atitudes de conivência, intolerância, desrespeito, individualismo e dificuldade de empatia.
Como proporcionar um ambiente saudável na escola
- Esclarecer o que é bullying;
- Avisar que a prática não é tolerada;
- Conversar com os alunos e escutar atentamente as reclamações e sugestões;
- Estimular os estudantes a informar os casos;
- Reconhecer e valorizar as atitudes dos alunos no combate ao problema;
- Identificar possíveis agressores e vitimas;
- Acompanhar o desenvolvimento de cada um;
- Criar, com os estudantes, regras de disciplina para a classe em coerência com o regime escolar;
- Estimular lideranças positivas entre os alunos, prevenindo futuros casos;
- Interferir indiretamente nos grupos o quanto antes, para quebrar a prática de bullying;
- Prestar atenção nos mais tímidos e calados. Geralmente as vitimas se retraem.
“Homens e mulheres, ao longo da história, vimo-nos tornando pessoas deveras especiais: inventamos a possibilidade de nos libertar na medida em que nos tornamos capazes de nos perceber como seres inconclusos, limitados, condicionados, históricos. Percebendo, sobretudo, também, que a pura percepção da inconclusão, da limitação, da possibilidade, não basta. É preciso juntar a ela a luta política pela transformação do mundo. A libertação dos indivíduos só ganha profunda significação quando se alcança a transformação da sociedade”. (FREIRE, 2008. p.100)
REFERÊNCIAS
ARGAMENON, R; RIZEK, B.; ALVES, J. Bullying: brincadeiras que ferem. Disponível em: <
http://www.educarede.org.br/educa/index.cfm?pg=revista_educarede.especiais&id_especial=361>. Acesso em: 02 dez. 2008.
FANTE, Cleo. Fenômeno bullying: Como prevenir a violência nas escolas e educar para a paz. Campinas: Ed.Artmed, 2005.
FANTE, Cleo; PEDRA, J. A. Bullying escolar: perguntas e respostas. Porto Alegre: Artmed, 2008.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. 13. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2008.
LOPES NETO, A. A. Bullying - comportamento agressivo entre estudantes. Disponível em:
http://www.scielo.br/pdf/jped/v81n5s0/v81n5Sa06.pdf>. Acesso em 02 dez. 2008.
SZYMANSKY, M. L.; GONÇALVES, J. P.; DAMKE, A. S.; KLIEMANN, M. P. O bullying no contextoescolar: a omissão da escola. Disponível em: . Acesso em: 02 dezembro 2008.
Fonte:
http://www.educacaoadventista.org.br/educadores/sugestoes-de-projetos/954/combatendo-o-bullying-na-escola.html
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